Devocional Diário

quinta-feira, 5 de março de 2015

7 erros e acertos que as mulheres cometem!

Encontrei esse texto no site da Lagoinha.com.

Uma entrevista com a comunicóloga e consultora de etiqueta Janaína Depiné. 

Vale a pena conferir!!
Abração!

Janaína criou o ministério “Elegante Sempre” que trata sobre a “Etiqueta cristã” no comportamento, atitudes e relacionamentos. Com base na Bíblia, a consultora leva em suas palestras a importância do respeito ao outro, o cuidado com a família, a hospitalidade, a gentileza nas atividades diárias, o vestir-se com padrões santos, a mesa partilhada, a mansidão e a amabilidade. Para o Lagoinha.com, a preletora citou os “sete erros que uma mulher cristã não pode cometer” e os sete acertos da Cristã elegante. Confira abaixo:
7 GRANDES ERROS QUE UMA CRISTÃ ELEGANTE NÃO PODE COMETER:
1. Falar alto, com indiscrição ou palavrões
Expresse sua opinião de maneira calma. O que convence é o argumento e nunca o tom da voz. Concentre tempo e energia no que edifica. Tenha sempre uma palavra boa e temperada para sair da sua boca.
“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15.1)
“Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a sua língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã” (Tiago 1.26)
“Como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição” (Provérbios 11.22)
2. Ser irritada
Uma mulher irritadiça desestrutura um casamento, prejudica a criação dos filhos e até a convivência com amigos que vão lentamente se afastando. Qualquer coisa a tira do sério e isso faz com que todos tenham pavor de estar perto dela.
3. Vestir-se de forma vulgar
Roupas curtas demais, decotes, fendas, transparências…Tudo isso faz a mulher chamar a atenção, é verdade, mas apenas porque está exposta demais. Já reparou que os produtos em ofertas são sempre exibidos na frente das lojas, num expositor de saldão? Porém, as peças mais caras ficam bem guardadas e protegidas? Assim, uma mulher de valor deve evitar a exposição exagerada do corpo.
“Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição” (1 Timóteo 2.9-10)
4. Ser preguiçosa
Sabe aquela vontade de deixar para depois? Ela é a inimiga número um da disciplina. Encare o que você tem que fazer como algo inegociável. O que está na sua meta é o seu foco. Não dê, nem aceite desculpas.
“Se você esperar pelas condições perfeitas, jamais fará nada” (Eclesiastes 11.4 – tradução livre)
“Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.” (Provérbios 31.15)
“Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça” (Provérbios 31.27)
5. Fazer fofoca
Ninguém gosta de gente fofoqueira. Sabemos que quem fala dos outros para nós fará o mesmo quando virarmos as costas. Portanto, não abra a boca para falar mal de ninguém, apenas para abençoar.
“O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios” (Provérbios 20.19)
“Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente” (1 Pedro 3.10)
6.  Reclamar de tudo
Já viu mulher resmungona? Quem aguenta? Mulher que não é grata cansa. Em vez de fazer algo, só sabe reclamar dos outros e das circunstâncias e são, claro, péssimas companhias. Uma pessoa que é compreensiva, amorosa e paciente jamais é reclamona.
“Façam tudo sem queixas nem discussões” (Filipenses 2.14)
“Fazei todas as coisas sem murmurações ou contendas” (Filipenses 2.14)
“Jesus respondeu, e disse-lhes: Não murmureis entre vós” (João 6.43)
7.  Ser vaidosa
Cuidar de si mesma é fundamental, é amor-próprio e sem ele não conseguimos sequer amar o outro. Além disso, nosso corpo é templo de Espírito Santo e como tal deve estar bem apresentado: precisamos praticar atividades físicas, usar uma roupa bonita e bem cuidada, uma maquiagem suave, acessórios discretos e estar com a saúde em dia. Porém, a preocupação excessiva com a aparência pode levar a vaidade. Mas a vaidade não diz respeito só a nossa imagem exterior, pode-se ser vaidosa pelos filhos, pela condição financeira, pelo trabalho que desenvolve…Enfim, não somos mais ou melhores do que ninguém. Devemos dar a honra aos outros, servi-los considerando-os sempre superiores a nós. Só assim conseguimos sufocar a vaidade e o orgulho.
“O vaidoso e arrogante chama-se zombador; ele age com extremo orgulho” (Provérbios 21.24)
“O Senhor dos Exércitos o planejou para abater todo orgulho e vaidade e humilhar todos os que têm fama na terra” (Isaías 23.9)
“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos” (Filipenses 2.3)
AGORA CONHEÇA OS 7 GRANDES ACERTOS DA CRISTÃ ELEGANTE:
1)  Fala com sabedoria e amor 
Fale sempre com serenidade, acolhendo, ouvindo com calma e interesse. Demonstre afeição, compaixão e paciência.
“Fala com sabedoria e ensina com amor” (Provérbios 31.26)
“Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados” (1 Pedro 4.8)
2) É íntegra
Tenha uma conduta reta, honrada e ética. Seja educada, pura de alma e de espírito.
“Melhor é o pobre que vive com integridade do que o tolo que fala perversamente” (Provérbios 19.1)“Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto” (Provérbios 10.9)
3) É paciente - Ser paciente com os outros é um traço da elegância e que se tornou muito raro. Quando temos paciência com o outro demonstramos que relevamos suas imperfeições, afinal também reconhecemos que somos imperfeitos.
“Ao servo do Senhor não convém brigar, mas sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente” (2 Timóteo 2.24)
“Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor” (Efésios 4.2)
4) É grata
A gratidão é a memória do coração. A palavra gratidão vem do latim gratus, que significa elogiar e ser agradável. É um ato de reconhecimento por algo que alguém fez a você. Até mesmo a ciência vem comprovando que as pessoas que cultivam a compaixão e a gratidão são mais felizes e têm mais saúde.
“Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!” (Salmos 103.2)
“Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor” Hebreus 12.28
5) Recebe bem as pessoas
A hospitalidade é uma qualidade de quem é afetuosa e generosa. É um ato de serviço e acolhimento. Também é uma forma de expressar amor pelo outro.
“Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos” (Hebreus 13.2)
“Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação” (1 Pedro 4.9)
“Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade” (Romanos 12.13)
6) Tem domínio próprio
Existem princípios que fundamentam nossa existência, um deles é o autogoverno. Enquanto os animais agem por instinto, o homem tem a capacidade de raciocinar e de refletir para tomar decisões. A mulher elegante domina suas atitudes, impulsos e reações.
“Como cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito” (Provérbios 25.28).
“Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade”(Provérbios 16.32)
 7) É alegre e brilha a luz do Espírito Santo
Vive com alegria porque deposita toda a sua confiança em Deus. Por isso, as situações difíceis não tiram seu brilho. Não precisa se encher de joias, adornos e roupas caras, pois já tem um brilho especial que é a face de Jesus resplandecendo sobre seu rosto.
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5.16)
“O coração alegre formoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate” (Provérbios 15.13)
E você já se considera uma cristã elegante? Se não, comece agora!
Amém!!!!!