Devocional Diário

Palavra da Semana

ELE É O AUTOR DA SALVAÇÃO


Efésios 2:1-7 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus”.

O texto fala que por causa dos nossos delitos e pecados, nós estávamos mortos. Na sua opinião, que tipo de morte o pecado pode causar em alguém? A bíblia nos mostra, em Isaías 59, que por causa dos nossos pecados estamos separados de Deus. Logo, separados de Deus, não temos vida. Estamos mortos espiritualmente, mortos nos relacionamentos, mortos na esperança, mortos nos sonhos. Mas Deus, pela sua misericórdia e amor, nos deu a vida através de Jesus Cristo. Você acha que um corpo morto pode decidir viver na hora que quiser? Então, se estávamos mortos em nossos pecados, não foi pelos nossos esforços que passamos a ter vida, mas porque o Autor da vida soprou vida em nós. 

Romanos 2:4 “Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? ”
O nosso arrependimento é fruto da bondade de Deus, ou seja, não nos arrependemos porque somos “bonzinhos” ou porque conseguimos convencer a nós mesmos dos nossos erros, muito pelo contrário, é papel do Espírito Santo nos convencer a mudar de mentalidade e de direção.
João 16:8 “Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”.
Quais as formas, você sabe, que o Espírito Santo pode falar com você para lhe convencer do pecado?


I João 4.19 “Nós amamos porque ele nos amou primeiro”.
A salvação trata-se de Deus deixando sua glória e se sacrificando na cruz para nos salvar. O mérito da salvação é todo Dele, pois sozinhos jamais poderíamos ter a capacidade de decidir buscar a Deus. Você não chegou na igreja ou na célula sozinho, qual foi a maneira que Deus usou para atrair você a Ele?

 Oséias 1:1-2 “Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. Quando, pela primeira vez, falou o SENHOR por intermédio de Oséias, então, o SENHOR lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR”.
Oséias. 3:1 “Disse-me o SENHOR: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas”.
O nome Oséias significa Salvação. Deus usou o exemplo de Oséias como forma de demonstrar o que Ele fez por amor a nós. Ele nos amou mesmo sem merecermos. Transformou nossas vidas, e nos deu a oportunidade de vivermos para Ele.


 Oséias 11:1-4 “Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho. Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença; sacrificavam a baalins e queimavam incenso às imagens de escultura. Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer”.
Quão grande amor o Senhor demonstrou por nós. Ele se sacrificou de uma maneira extrema e radical para que tivéssemos vida.  Mesmo presos e perdidos em nossos pecados, Ele nos resgatou. Deus usou muitas estratégias, muitas maneiras para nos atrair a Ele, mas a obra é DELE. O versículo 4 fala sobre Cordas Humanas e Laços de Amor, isso quer dizer que na maioria das vezes Deus usa pessoas para trazer aqueles que estão distantes Dele. Você acha que isso é verdade? Então, quais atitudes devemos praticar para levar pessoas a conhecerem o amor de Deus?


 Conclusão

I João 4:10 “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”.
 Gálatas 2:20 “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.
Você acha que existe alguma coisa que você possa fazer e, como consequência disso, Deus deixar de te amar? De alguma forma, o amor de Deus por você pode diminuir? A resposta para essas perguntas é, simplesmente, NÃO.  Não há nada que você possa fazer nessa terra que faça Deus para de te amar. O amor Dele por você nunca vai mudar, independente da sua história, e de como você conheceu o Seu amor. Foi Ele quem te amou primeiro, e toda a obra é Dele. Ele é o autor da sua salvação.
 

Pr. Gilson Nunes
Ministério Casa do Pai